Além disso, outra pesquisa divulgada pela Quaest mostrou o perfil dos tutores de animais de estimação no país. De acordo com o levantamento, 94% dos brasileiros já tiveram algum pet em suas vidas. Os cachorros se destacaram como os animais mais prevalentes nos lares brasileiros, com 47% das pessoas que têm ou já tiveram um pet sendo donos de cães, seguidos por gatos (23%), pássaros (12%), peixes (6%), roedores (6%), tartarugas (3%) e outros animais (3%).
Um dado curioso apontado pela pesquisa é que a presença de animais de estimação nos lares está diretamente relacionada com a renda familiar. Nos domicílios com renda superior a cinco salários mínimos, 84% têm algum animal de estimação, enquanto esse percentual cai para 60% em lares com renda de até dois salários mínimos.
Esses estudos evidenciam a importância dos animais de estimação na vida dos brasileiros, mostrando como eles estão presentes em diferentes estratos sociais e fazendo parte do cotidiano de milhões de famílias em todo o país.
