A prefeitura da cidade emitiu uma nota confirmando o cancelamento da queima de fogos, por orientação da Capitania dos Portos. Segundo a administração municipal, a decisão de cancelar o espetáculo foi tomada devido à instabilidade das águas, que gerou impacto nas balsas onde os fogos estavam instalados. A empresa responsável pelo show pirotécnico acatou a recomendação da Capitania dos Portos e optou por cancelar o evento.
Apesar do cancelamento da queima de fogos, a programação das arenas, que receberam apresentações musicais na noite do domingo, seguiu normalmente. Os artefatos da balsa que tombou foram lançados na água e alcançaram a faixa de areia da praia. A autorização para instalação das balsas foi realizada pela Capitania dos Portos, com base na tábua de marés e na disponibilidade de cabeamentos submersos e emissários submarinos.
A prefeitura havia anunciado na quinta-feira, 28 de dezembro, que toda a estrutura para o evento de reveillon contaria com rebocadores para garantir a segurança das embarcações durante as festividades. Praia Grande, que possui 22 quilômetros de costa, planejava uma noite com 15 minutos de show pirotécnico, incluindo apresentações musicais em 10 arenas espalhadas pela cidade.
O incidente não resultou em feridos e a prefeitura garantiu que a programação das arenas seria mantida. No entanto, o cancelamento da queima de fogos deixou os moradores e turistas desapontados, já que o espetáculo pirotécnico era aguardado com expectativa para a virada do ano. A administração municipal não informou se haverá alguma compensação ou adiamento do evento pirotécnico para outra data. A contagem regressiva para o novo ano continuou, mas sem a tradicional queima de fogos.