A largada das provas do triatlo feminino ocorreu às 3h (horário de Brasília), com as competidoras iniciando a natação a partir da ponte Alexandre III. A modalidade combina 1,5 quilômetros de natação, 40 km de ciclismo e termina com mais 10 km de corrida. A francesa Cassandre Beaugrand foi a grande vencedora, com um tempo impressionante de 1h54min55seg, conquistando a medalha de ouro. A suíça Julie Derron levou a medalha de prata, enquanto a britânica Beth Potter ficou com o bronze. No total, 55 atletas participaram da competição, incluindo duas brasileiras que tiveram um desempenho admirável.
Já a competição masculina teve início às 5h45, e contou com um desfecho emocionante. Após uma disputa acirrada, o britânico Alex Yee garantiu a medalha de ouro, seguido pelo neozelandês Hayden Wilde com a prata e o francês Leo Bergere com o bronze. O brasileiro Miguel Hidalgo também se destacou, terminando na 10ª posição e alcançando a melhor colocação de um atleta brasileiro na história do triatlo olímpico.
Com os olhos voltados para o futuro, no próximo domingo (5) está prevista a prova do revezamento misto do triatlo, que promete ser um evento emocionante. O Brasil será representado por uma equipe formada por Vittoria Lopes, Djenyfer Arnold, Manoel Messias e Miguel Hidalgo, em busca de mais conquistas e momentos memoráveis no cenário esportivo internacional.