Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais e municipais de São Paulo estão participando da Avaliação de Fluência Leitora, que ocorrerá até o dia 8 de dezembro. Este é o segundo exame desta natureza a ser realizado neste ano.
A avaliação tem como objetivo verificar se as crianças de 7 anos de idade já dominam a leitura. Ela faz parte de um esforço para garantir a alfabetização precoce e melhorar os resultados educacionais. A participação dos municípios é opcional, no entanto, até o momento, 91% das prefeituras paulistas aderiram à iniciativa.
De acordo com Márcia Bernardes, técnica da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 588 municípios paulistas estão participando da avaliação. Ela destaca que a Avaliação de Fluência Leitora é uma ferramenta importante para apoiar as escolas municipais e estaduais na busca pela alfabetização das crianças, e também para obter melhores resultados nos sistemas de avaliação de rendimento escolar, como o SARESP, e no sistema de avaliação da educação básica, o SAEB.
A Avaliação de Fluência Leitora analisa o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos. A Secretaria da Educação disponibiliza um aplicativo exclusivo do CAEd que permite gravar a leitura dos alunos e acessar os resultados de forma mais ágil.
Os alunos precisam demonstrar habilidade, fluidez e ritmo de leitura para serem considerados leitores fluentes. Aqueles que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente por minuto são considerados leitores fluentes.
Para o próximo ano letivo, a Secretaria da Educação planeja expandir a avaliação. Está prevista a realização de três aplicações do exame: no início das aulas, entre junho e agosto e no final do ano. Essa expansão visa aprofundar a compreensão do desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos ao longo do ano letivo.
A Avaliação de Fluência Leitora é uma importante ferramenta para avaliar o progresso dos alunos e buscar maneiras de melhorar o ensino e a alfabetização nas escolas de São Paulo.
