Projeto Talento Tech-PR vai beneficiar 3 mil estudantes paranaenses com cursos de Tecnologia da Informação financiados pelo governo.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou nesta terça-feira (11) o projeto Talento Tech-PR, que oferecerá oportunidades de formação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para três mil estudantes dos ensinos médio e superior de 50 cidades paranaenses. O investimento inicial no projeto será de R$ 62 milhões e contará com a parceria de diversas secretarias e órgãos estaduais, além de empresas de tecnologia sediadas ou com operações no estado.

Com um total de 150 cursos, cada um com 20 vagas, e carga horária de 800 horas ao longo de 10 meses, os estudantes terão a oportunidade de adquirir habilidades em TIC, softskills e desenvolver uma aplicação prática ligada aos desafios reais das empresas parceiras. O governador destacou que o projeto é o maior programa de formação de talentos em tecnologia e inovação no Brasil e visa não apenas capacitar os jovens, mas também desenvolver as regiões do estado, aumentando a qualidade das oportunidades de emprego nas cidades.

Ratinho Junior ressaltou que o Paraná possui mais de meio milhão de vagas abertas na área de tecnologia e que o Talento Tech-PR proporciona a oportunidade de gerar mão de obra qualificada nesse setor. As empresas parceiras comprometeram-se a contratar pelo menos 50% dos alunos formados nas mesmas cidades de origem dos estudantes, gerando empregos e impactando positivamente a economia local.

A Secretaria do Planejamento idealizou o projeto em alinhamento com a estratégia do governo em tornar o Paraná uma referência nacional e internacional em tecnologia e inovação. O secretário Guto Silva destacou a tradição do estado em ecossistemas de inovação e a importância de formar novos talentos para suprir a demanda por profissionais qualificados no setor.

Além disso, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, afirmou que o projeto contou com a participação das grandes empresas de tecnologia na construção do currículo dos cursos. A Universidade Estadual de Ponta Grossa ficará responsável pela oferta pedagógica, enquanto as empresas parceiras contribuirão com suas demandas do mercado de trabalho.

O secretário da Educação, Roni Miranda, enfatizou que o Talento Tech-PR faz parte de uma estratégia mais ampla de valorização das novas profissões e dinâmicas de trabalho. Já o secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, destacou que a plataforma de ensino está pronta e as aulas devem começar em julho, proporcionando aos estudantes uma formação robusta e específica para atender às demandas do mercado.

O projeto foi lançado com a presença de diversas autoridades, como o vice-governador, secretários de estado e deputados, assim como representantes das empresas de tecnologia parceiras e estudantes que participarão do Talento Tech-PR. A iniciativa representa mais um avanço na busca por tornar a economia paranaense ainda mais dinâmica e competitiva no setor de tecnologia e inovação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo