Projeto de lei que homenageia o cantor Belchior é enviado para sanção presidencial após aprovação no Senado.

Na última terça-feira (19), a Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou o projeto de lei que denomina o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza como Antônio Carlos Belchior, em homenagem ao renomado cantor cearense. Mais conhecido como Belchior, o artista, natural de Sobral, faleceu em 2017 aos 70 anos, mas sua música continua sendo aclamada, especialmente entre o público jovem.

O PL 771/2022, de autoria do deputado federal Leônidas Cristino, recebeu parecer favorável do senador Cid Gomes e foi lido na comissão pelo senador ad hoc Jaime Bagattoli. Antônio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes, nascido em 1946, foi um dos grandes nomes da música popular brasileira, sendo reconhecido por hits como “Como nossos pais”, considerada uma das 100 maiores músicas brasileiras pela revista Rolling Stone Brasil.

Em seu parecer, o senador Cid Gomes destacou a relevância de Belchior e sua influência contínua na música atual, ressaltando a singularidade e a diversidade cultural presentes em suas composições. Além disso, a comissão aprovou a realização de três audiências públicas para debater temas como a cabotagem aérea na Amazônia Legal, a ampliação da forma de pagamento do vale-pedágio obrigatório sobre o transporte rodoviário de carga e benefícios fiscais para atividades de exploração de petróleo ou gás natural.

Os debates, sugeridos por parlamentares como o senador Laércio Oliveira, visam aprofundar o conhecimento dos senadores sobre cada tema, permitindo uma discussão mais embasada e informada antes das votações dos projetos relacionados. A homenagem a Belchior, por sua vez, representa o reconhecimento de seu legado na música brasileira, que continua a emocionar e inspirar gerações de ouvintes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo