De acordo com a proposta, os usuários poderão solicitar o serviço de mototáxi da mesma forma como fazem com os aplicativos de carros privados, buscando alinhar o setor às recentes mudanças do mercado de trabalho e às inovações tecnológicas. Segundo o senador autor do projeto, a intenção é reverter a queda acentuada no número de corridas realizadas, proporcionando estabilidade e crescimento econômico para os profissionais do ramo.
“A modernização e regulamentação do serviço de mototáxi por meio de aplicativos é uma necessidade urgente para garantir a continuidade e o desenvolvimento dessa atividade essencial para o transporte urbano. A aprovação desse projeto representa um avanço significativo rumo à adaptação às novas realidades do mercado de trabalho, trazendo benefícios tanto para os profissionais quanto para os usuários”, justifica o senador Randolfe Rodrigues.
Além disso, recentemente a Comissão de Educação (CE) aprovou o PL 1.572/2021, que estabelece o dia 29 de julho como o Dia Nacional do Motociclista Profissional. Durante a sessão, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), autor do texto, ressaltou que entre os anos de 2000 e 2021, aproximadamente 200 mil motociclistas morreram em acidentes de trânsito no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 11 mil motociclistas são mortos em acidentes de trânsito todos os anos no país.
Dessa forma, as iniciativas legislativas visam tanto a regulamentação e modernização do serviço de mototáxi quanto a conscientização sobre a segurança no trânsito para os profissionais do setor.