Durante o encontro, a empresária Sara Gabriel, de 26 anos, apresentou o programa Meu Trampo é Empreender, do qual ela participou e conseguiu criar uma marca de chocolates. Essa iniciativa é uma parceria da Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania com o Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa.
O programa é direcionado para jovens entre 15 e 29 anos que já possuem um negócio ou desejam empreender. Sara ressaltou a importância do curso na sua trajetória, afirmando que antes dele ela vendia diversos produtos, como perfumes, sorvetes e chocolates, mas após as orientações do programa, ela conseguiu direcionar suas vendas para os chocolates e aumentar sua renda.
O curso oferece um certificado e trabalha com uma metodologia de 11 etapas, que vão desde a concepção da ideia, levando em conta o perfil do empreendedor, até a prática dessa ideia com a ajuda de mentores especializados durante 90 dias.
Ramirez Tosta, coordenador de Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, destacou a abordagem do programa Meu Trampo dentro do conceito de desenvolvimento sustentável e cidade inteligente. Ele ressaltou que os cursos são aplicados nos territórios e que já existem cerca de 5 mil formados, havendo mais de 30 turmas acontecendo pela cidade esta semana.
Outro programa apresentado durante a reunião foi o Empregabilidade Jovem, da organização Start Luque. Esse projeto tem como objetivo auxiliar jovens entre 14 e 24 anos de escolas públicas e particulares a ingressarem no mercado de trabalho. Segundo Marília Luque, representante da organização, o programa ensina de maneira interativa a elaboração de um currículo, a importância do engajamento na plataforma do Linkedin e como se comportar em uma entrevista de emprego. Além disso, os jovens também aprendem sobre atitudes empreendedoras e educação financeira, visando um futuro financeiro mais estável.
Haydée Paixão, representante do projeto Mude com Elas, que visa a inserção de jovens mulheres negras no mercado de trabalho, entregou um documento de contribuição para o relatório final da Subcomissão de Juventude. Entre as contribuições do documento está a inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias de um anexo com demonstrativos dos recursos destinados à juventude e a elaboração de um relatório anual sobre o orçamento destinado a esse público.
O presidente da Subcomissão de Juventude, vereador Isac Félix (PL), ressaltou a importância da participação dos jovens na discussão do orçamento da cidade, afirmando que isso poderia ampliar os recursos destinados à juventude. Ele mencionou o exemplo da área de cultura, em que o orçamento aumentou consideravelmente nos últimos anos, e destacou que é necessário trazer os jovens para participar e reivindicar um orçamento justo.
A vice-presidente vereadora Rute Costa (PSDB) e o relator vereador Rinaldi Digilio (UNIÃO) também estiveram presentes na reunião. O relatório final da Subcomissão de Juventude será apresentado na próxima reunião, que ocorrerá no dia 27 de setembro às 10 horas.