Uma das conquistas mais significativas do programa foi o cadastro de 3 mil quilômetros de estradas somente neste ano, o que equivale aproximadamente ao trajeto entre a capital paulista e a cidade de Santiago, no Chile. Essa iniciativa visa melhorar a mobilidade e a competitividade dos produtores, facilitando o acesso aos insumos e o envio das mercadorias.
Para o governador Tarcísio de Freitas, o trabalho de conectividade do campo é uma das prioridades do governo, visando garantir que os produtores possam utilizar os benefícios da tecnologia para aumentar sua produtividade. Além disso, o cadastro do CEP das propriedades rurais traz uma série de efeitos positivos para os trabalhadores do campo, desde o acesso à saúde até o aumento da segurança.
O objetivo do Rotas Rurais é trazer dignidade ao produtor, facilitando seu trabalho de um modo geral. A plataforma disponibiliza mapas logísticos e roteadores interativos que permitem a localização das rotas de acesso às propriedades, promovendo mobilidade, conectividade, segurança e outras políticas públicas mais eficientes e de transformação social.
Além disso, o Endereço Rural Digital funciona como uma espécie de CEP rural personalizado, por meio de uma ferramenta do Google, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural. Isso facilita a localização e a comunicação entre os produtores, permitindo que eles compartilhem informações e utilizem aplicativos de navegação com mais precisão.
Desde que foi implementado, o programa mapeou 57 mil quilômetros de vias e cadastrou o endereço de mais da metade das 415 mil propriedades rurais paulistas, beneficiando aproximadamente 2 milhões de residentes da zona rural. O Rotas Rurais foi premiado pela Gov Summit 2023 e foi sancionado pela Lei 555, que torna o programa como endereçamento digital oficial da área rural paulista.
Essas conquistas representam um avanço significativo na conectividade e na infraestrutura do campo paulista, beneficiando milhares de trabalhadores rurais e promovendo um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo para a região.