Repórter São Paulo – SP – Brasil

Professor universitário e militante de esquerda, José Alex ensinou cinema como ferramenta na educação e faleceu aos 47 anos.

José Alex, um acadêmico que dedicou sua vida ao ensino e ao cinema

José Alex é um exemplo de superação e dedicação ao ensino por meio do cinema. Nascido em Itapipoca em 1976, ele cresceu no sítio Onça, em Assunção (CE), e enfrentou muitas dificuldades para chegar à escola, caminhando 10 km por uma estrada pedregosa e íngreme. Filho de professora, ele sempre foi assíduo nas aulas e ainda ajudava os amigos com dificuldades de aprendizado.

Sua carreira acadêmica foi marcada por muitas realizações, incluindo a fundação do “Cine Itinerante: leitura de mundo por meio do cinema” na Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde também se formou em 2000. Além disso, José Alex contribuiu com o movimento sindicalista, atuando no Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e no Sinduece (Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará).

José Alex também foi um grande entusiasta do cinema como ferramenta na educação, levando suas sessões de filme para escolas, comunidades quilombolas, indígenas, assentamentos do MST e áreas na periferia. Sua paixão pelo cinema era evidente, e ele acreditava que essa ferramenta poderia proporcionar reflexões e vivências que enriqueceriam o ensino.

Além de sua dedicação à educação, José Alex também era conhecido por seu engajamento político e social. Filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), ele participou ativamente de campanhas contra o presidente Jair Bolsonaro e expressava suas opiniões nas redes sociais.

No entanto, sua vida não foi isenta de desafios. José Alex foi diagnosticado com transtorno bipolar, mas encontrou na escrita de poesias uma forma terapêutica de lidar com sua condição. Ele publicou três livros e era considerado uma pessoa de personalidade forte por aqueles que o conheciam.

Infelizmente, José Alex faleceu em 23 de dezembro aos 47 anos, deixando um legado no campo da educação e do cinema. Ele é lembrado por sua dedicação ao ensino, seu engajamento político e sua paixão pela sétima arte.WithContext4592

Exit mobile version