A obra, que conta com 396 páginas, é uma coletânea de ensaios que aborda a educação básica de forma crítica e em defesa do conhecimento democrático. Nesse sentido, o autor analisa as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação (MEC), desde a sua criação em 1996 até o ano de 2016.
Para Alves, as DCN têm um papel fundamental na construção de uma educação pautada pela diversidade e pluralidade do Brasil. O autor propõe novas formas de construir currículos e pensar a educação, incluindo disciplinas como ciências, artes, estéticas, técnicas, literatura e filosofia, de modo a promover uma educação cultural e uma cultura educacional que sejam rigorosas e inventivas.
O livro é dedicado aos profissionais e apoiadores da educação básica no Brasil, em especial aos conselheiros nacionais de Educação e aos profissionais de apoio do CNE. Alves destaca a importância dessas pessoas no trabalho em prol da qualidade social e da equidade educacional em um país que ainda discrimina e seleciona os educáveis.
O lançamento do livro será uma oportunidade para discutir e refletir sobre as questões abordadas por Alves, além de promover o diálogo entre os profissionais da área. A Livraria João Alexandre Barbosa, que receberá o evento, fica localizada na Av. Professor Luciano Gualberto, 78, na Cidade Universitária, em São Paulo.
O professor Luiz Roberto Alves, autor da obra, é docente do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da ECA e possui vasta experiência na área da educação. Seu livro traz contribuições importantes para repensar a educação básica no país, buscando promover uma formação de qualidade, inclusiva e culturalmente diversa.
Portanto, o lançamento do livro “Construir Currículos, Formar Pessoas e Constituir Comunidades Educadoras” é um evento imperdível para aqueles interessados em discutir e aprimorar a educação básica no Brasil.