Além disso, a produção de bicicletas também teve um crescimento significativo no polo industrial, chegando a 33.452 unidades fabricadas em agosto, um aumento de 17% em relação a julho. No entanto, no acumulado do ano, houve uma queda de 29,2% na produção de bicicletas em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando 245.421 unidades.
De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o mercado de motocicletas continua aquecido, principalmente para os modelos de baixa cilindrada, que são mais econômicos e possuem preços mais acessíveis. Em agosto, foram emplacadas 163.929 unidades, um aumento de 4,5% em relação a julho e 14,8% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, ressaltou a importância das fábricas do Polo Industrial de Manaus estarem atentas aos efeitos da estiagem na região. Medidas preventivas estão sendo adotadas para garantir o abastecimento das linhas de produção e minimizar possíveis impactos no futuro devido ao baixo nível dos rios.
Em resumo, o setor de produção de motocicletas e bicicletas no Polo Industrial de Manaus está em crescimento, impulsionado pela demanda aquecida do mercado e pela busca por modelos mais econômicos e acessíveis. A indústria está atenta aos desafios impostos pela natureza e busca soluções para manter seu ritmo de produção e atender à demanda crescente dos consumidores.