Apagão afeta transporte público sobre trilhos em São Paulo
Nesta terça-feira (15), um apagão ocorrido por volta das 8h30 afeta diversos estados do Brasil, impactando também o transporte público sobre trilhos em São Paulo.
Na linha 4-amarela do metrô, operada pela ViaQuatro, os trens estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações. A situação atinge toda a linha, com a interrupção da circulação entre as estações Luz e Paulista desde as 9h. Para atender esse trecho, foi acionado o sistema Paese.
A concessionária responsável pela linha informa que os passageiros estão sendo orientados por meio de avisos sonoros e por agentes de atendimento e segurança tanto nos trens quanto nas estações. Equipes técnicas estão trabalhando para normalizar a operação o mais rápido possível.
Outro sistema afetado pela falha de energia é a Linha 15-prata do monotrilho, operada pelo Metrô. Nessa linha, os trens estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada devido a uma falha nas portas de plataforma na estação Vila Prudente. Uma equipe de manutenção já foi acionada para resolver o problema.
O apagão, que ocorreu em vários estados do Brasil, trouxe transtornos para a população e afetou não apenas o transporte público sobre trilhos em São Paulo, mas também outros setores da cidade. Além do impacto imediato nos trens, a falta de energia elétrica pode causar outros problemas como a interrupção de semáforos, falta de abastecimento de água e dificuldades na comunicação.
As autoridades competentes estão investigando a causa do apagão e trabalhando para solucionar o problema o mais breve possível. Enquanto isso, a população deve se manter informada através dos canais oficiais de comunicação e buscar alternativas para o deslocamento, caso seja necessário.
