Repórter São Paulo – SP – Brasil

Presidente Lula inaugura campus universitário em Teófilo Otoni durante segundo mandato

Em seu segundo mandato na Presidência da República, em 2010, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração do campus de Teófilo Otoni da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Muriti). Este campus é responsável por abrigar os cursos de medicina da universidade desde 2014, época em que a presidente era Dilma Rousseff, do PT.

Durante a inauguração, a assessoria de Lula negou que ele tenha afirmado que se formou em medicina. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, o ex-presidente se referiu à inauguração da universidade na entrevista e destacou que a falta de graduação é uma das motivações para trabalhar em prol da igualdade educacional no Brasil.

Lula é conhecido por declarar publicamente que não possui diploma universitário. Em diversas ocasiões, o político enfatizou essa questão, inclusive em uma reunião do Mercosul, na Argentina, em julho de 2023. Lula ressaltou que tanto ele quanto seu vice-presidente, José Alencar, não possuíam diploma universitário.

Recentemente, em uma entrevista para o UOL, Lula errou ao afirmar que é o único presidente da República sem diploma. O ex-presidente Café Filho, que assumiu a Presidência após a morte de Getúlio Vargas, também não tinha diploma universitário.

Após a divulgação de informações desinformativas sobre o assunto no Instagram, a postagem alcançou 22,6 mil visualizações, 627 curtidas e 255 comentários. Essa viralização demonstra o grande interesse do público em relação ao tema. A falta de diploma universitário do ex-presidente Lula continua sendo objeto de discussão e repercussão, evidenciando a importância dada à educação e ao perfil acadêmico dos líderes políticos no Brasil.

Exit mobile version