Presidente Lula da Silva participa de reunião conjunta das trilhas de Sherpas e Finanças do G20 Brasil, marcando início da presidência brasileira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira (13), da reunião conjunta das trilhas de Sherpas e das Finanças do G20 Brasil. Esta foi a primeira vez que as duas trilhas se reuniram conjuntamente na fase inicial de discussões do G20. Além disso, Lula marcou presença na primeira reunião do G20 Brasil, que ocorreu no dia anterior, em Brasília.

Durante o encontro, os sherpas, que são os emissários pessoais dos líderes do G20 e supervisionam as negociações, discutiram os pontos que formam a agenda da cúpula e coordenam a maior parte do trabalho. Além disso, a reunião contou com a presença de autoridades das maiores economias do mundo, 19 países do G20, a União Africana e a União Europeia, além dos oito países convidados. No encerramento do encontro, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou os três objetivos da presidência brasileira: inclusão social e combate à fome; transição energética e desenvolvimento sustentável; e reforma das instituições de governança global. Vieira salientou a intenção do Brasil em fomentar a participação social no processo do G20.

“Ao assumir a presidência do G20, não planejamos resolver os problemas do mundo. Nosso plano é apresentar-lhes um conjunto de bons pontos de partida, e estamos prontos para dar nossa parcela de contribuição. Durante nossa presidência, trabalharemos para construir um consenso dentro do grupo, ouvindo todos os membros e buscando o mais alto nível de ambição para que o G20 produza resultados”, destacou o ministro.

Após esse primeiro ciclo de reuniões, as próximas do G20 estão previstas para o ano que vem, em 2024, na segunda semana de janeiro, por videoconferência. O Grupo dos Vinte (G20) reúne os países com as maiores economias do mundo e é o principal fórum de cooperação econômica internacional. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo