Durante o encontro, os sherpas, que são os emissários pessoais dos líderes do G20 e supervisionam as negociações, discutiram os pontos que formam a agenda da cúpula e coordenam a maior parte do trabalho. Além disso, a reunião contou com a presença de autoridades das maiores economias do mundo, 19 países do G20, a União Africana e a União Europeia, além dos oito países convidados. No encerramento do encontro, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou os três objetivos da presidência brasileira: inclusão social e combate à fome; transição energética e desenvolvimento sustentável; e reforma das instituições de governança global. Vieira salientou a intenção do Brasil em fomentar a participação social no processo do G20.
“Ao assumir a presidência do G20, não planejamos resolver os problemas do mundo. Nosso plano é apresentar-lhes um conjunto de bons pontos de partida, e estamos prontos para dar nossa parcela de contribuição. Durante nossa presidência, trabalharemos para construir um consenso dentro do grupo, ouvindo todos os membros e buscando o mais alto nível de ambição para que o G20 produza resultados”, destacou o ministro.
Após esse primeiro ciclo de reuniões, as próximas do G20 estão previstas para o ano que vem, em 2024, na segunda semana de janeiro, por videoconferência. O Grupo dos Vinte (G20) reúne os países com as maiores economias do mundo e é o principal fórum de cooperação econômica internacional. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.