Segundo o presidente, Netanyahu está agindo de forma desrespeitosa com a vida humana, ao atacar civis, incluindo mulheres e crianças. Lula ressaltou que as vítimas de guerras costumam ser inocentes que não desejam conflitos e que acabam perdendo muito mais do que a própria vida, como acesso à educação e saúde.
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, também se pronunciou durante a recepção dos repatriados, fazendo um apelo para que cessassem os ataques que vitimam mulheres e crianças. Ela destacou a necessidade de paz no mundo e a importância de preservar a vida de inocentes.
Lula prometeu que o Brasil irá trazer todos os brasileiros, ou parentes de brasileiros, que desejem retornar ao país. Ele reforçou a importância da cultura árabe para o Brasil e para o mundo, mencionando a presença significativa de descendentes de árabes no país e a contribuição dos libaneses na construção de São Paulo.
Por fim, o presidente desejou que todos os repatriados pudessem reconstruir suas vidas no Brasil e encontrassem aqui a felicidade que lhes foi tirada no Líbano. Ele reafirmou o compromisso de não deixar nenhum brasileiro para trás e de buscar aqueles que queiram retornar ao país.