Presidente Lula cobra maior rapidez da Anvisa na aprovação de registros de remédios durante inauguração de fábrica de medicamentos para diabetes e obesidade

Nesta sexta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença na inauguração da primeira fábrica brasileira de medicamentos para diabetes e obesidade. Durante o evento, Lula fez um pedido enfático à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), clamando por uma maior celeridade na aprovação de registros de remédios. O órgão é responsável pela análise e liberação do uso de medicamentos em todo o território nacional.

Lula destacou a importância do trabalho da Anvisa e ressaltou a necessidade de agilidade na aprovação de pedidos de registros, enfatizando que a lentidão no processo pode impactar diretamente a saúde e a qualidade de vida da população. O presidente enfatizou a urgência em resolver essa questão, destacando que a demora na liberação de medicamentos pode resultar em situações lamentáveis, como a morte de pessoas que poderiam ter sido salvas se tivessem acesso aos tratamentos necessários.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia criada em janeiro de 1999, com a finalidade de promover a proteção da saúde da população, controlando a produção e o consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. A instituição é composta por uma diretoria colegiada, responsável pela gerência e administração de suas atividades.

O atual diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, está no cargo desde abril de 2020 e permanecerá até dezembro deste ano. Diante da demanda de Lula, a Agência Brasil entrou em contato com a Anvisa para obter um posicionamento oficial sobre a cobrança do presidente.

É crucial que a Anvisa atue de forma diligente e eficiente na análise e liberação de registros de medicamentos, garantindo o acesso da população a tratamentos essenciais para a saúde pública. Espera-se que as autoridades competentes busquem soluções para agilizar os processos e assegurar o direito dos cidadãos brasileiros à saúde e ao bem-estar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo