Um dos pontos abordados por Pacheco foi a importância da legislação ambiental brasileira, que ele considera moderna. No entanto, ressaltou que as normas da União Europeia não podem travar o desenvolvimento do agronegócio no Brasil. Essa discussão é crucial para o país, que é um importante player no setor agrícola a nível mundial.
Outro tema defendido por Pacheco foi a votação do fim da reeleição para os cargos de presidente da República, governadores e prefeitos, com mandato de cinco anos. Essa Proposta de Emenda à Constituição (PEC 12/2022) é uma das pautas que o presidente do Senado quer ver avançar no Congresso Nacional.
A presença de Rodrigo Pacheco nesse evento internacional demonstra a busca por diálogo e parcerias entre o Brasil e o Reino Unido, especialmente em um momento crucial para a economia e a política brasileira. As declarações do presidente do Senado são importantes para sinalizar os rumos que o país pretende seguir, tanto em termos de reformas estruturais quanto de relações internacionais.