As entidades educacionais identificaram três obstáculos principais para a falta de professores: o alto índice de evasão escolar, o envelhecimento dos professores e o desinteresse dos alunos em seguir a carreira de magistério. Segundo as previsões, o Brasil pode enfrentar um déficit de 235 mil professores até o ano de 2040.
Durante a audiência, uma das propostas discutidas foi a possibilidade de os cursos de ensino superior oferecerem aos estudantes a oportunidade de ingressar simultaneamente em bacharelado e licenciatura, permitindo que eles decidam mais tarde qual formação desejam seguir. Essa medida poderia atrair mais pessoas interessadas na docência e ajudaria a combater a falta de professores nas diferentes áreas do conhecimento.
Além dessa proposta, os participantes também concordaram que é necessário investir em políticas públicas que estimulem o interesse dos alunos pela carreira de professor. É preciso destacar a importância e valorizar a profissão, promovendo uma mudança de narrativa que mostre como a atuação docente é fundamental para a construção de uma sociedade melhor.
Outra questão levantada durante a audiência foi a necessidade de melhorar as condições de trabalho e valorizar os professores já atuantes. O envelhecimento da categoria é um problema que precisa ser enfrentado, e medidas como aprimoramento da formação continuada e aumento salarial podem ajudar a atrair e reter profissionais qualificados.
É importante que o poder público esteja atento a essa problemática e tome medidas efetivas para garantir a qualidade da educação no país. A falta de professores é um problema estrutural que afeta diretamente o desenvolvimento da sociedade. Investir na formação e valorização dos profissionais da educação é fundamental para garantir que as futuras gerações tenham acesso a uma educação de qualidade.