Para utilizar o serviço, os usuários precisam salvar o número (11) 3230-5156 na agenda de contatos e enviar uma mensagem para iniciar o atendimento. A partir de então, a inteligência artificial irá direcionar a solicitação para as secretarias responsáveis pelo serviço solicitado.
Inicialmente, estão disponíveis 11 serviços, selecionados com base nos mais acessados pelos canais do 156, como tapa-buraco, denúncias de violência contra a mulher e de racismo, vistoria contra a dengue em locais com água parada e remoção de veículos abandonados.
De acordo com a pasta municipal de Inovação e Tecnologia, responsável pelo programa SP156, a meta é incluir todos os cerca de 600 serviços oferecidos pela prefeitura até junho de 2024, sendo implementados no mínimo dois por mês.
O desenvolvimento do novo canal de atendimento foi realizado pela empresa Metasix, como parte do contrato de R$ 10,4 milhões mensais da prefeitura com a BRBPO, responsável pela operação do SP156. Além disso, será incluído um serviço rotativo de acordo com a demanda, como atendimento da operação Altas Temperaturas no verão e alertas de alagamento durante o período chuvoso.
A utilização do WhatsApp como canal de atendimento visa facilitar a solicitação de serviços pela população, principalmente por aqueles que não têm acesso à internet de banda larga, que chegam a 40% dos habitantes de São Paulo, de acordo com estudo do Banco Mundial em parceria com a secretaria municipal.
No entanto, a gestão Ricardo Nunes (MDB) precisa ampliar os pontos de conexão de internet gratuita na cidade, já que o plano de metas estabelece uma cobertura de 20 mil pontos até 2024, enquanto atualmente existem apenas 6.103.
A prefeitura pretende adotar um modelo de financiamento misto para a expansão dos pontos de acesso à internet, com parte sendo custeada e instalada pelo poder público e outra parte explorada comercialmente, caso haja interesse de empresas.
Com a implementação do atendimento pelo WhatsApp, espera-se um aumento no número de solicitações, que atualmente gira em torno de 30 mil ligações por dia útil. A nova forma de contato busca tornar o serviço mais eficiente e acessível à população da cidade de São Paulo.