Durante o almoço, os prefeitos dialogaram sobre suas experiências com o Consórcio, destacando a importância de repensar o modelo da entidade. Tite Campanella ressaltou que a decisão de retorno ou não ao Consórcio deve ser bem discutida para beneficiar a região como um todo. Gilvan Júnior (PSDB), prefeito eleito de Santo André, também enfatizou a importância da união das sete cidades para fortalecer a região do Grande ABC.
A expectativa é de que em novembro ocorra um novo encontro com todos os prefeitos eleitos, sendo Tite Campanella o anfitrião. Diversas questões foram levantadas durante o almoço, incluindo a importância do Consórcio Intermunicipal para promover políticas regionais consistentes. Marcelo Oliveira (PT), prefeito eleito de Mauá, destacou a relevância do Consórcio para retomar reuniões importantes para o desenvolvimento metropolitano.
A saída de São Bernardo e São Caetano do Consórcio Intermunicipal Grande ABC aconteceu em um processo conturbado em 2022 e oficializado em 2023, devido a divergências internas. Este movimento de saída é o segundo na região nos últimos sete anos, demonstrando a instabilidade nas relações entre as cidades do ABC. No entanto, os prefeitos eleitos mostram disposição para fortalecer a união das cidades e discutir estratégias de cooperação regional. Agora, resta aguardar os desdobramentos dessas negociações e como elas impactarão o desenvolvimento da região do Grande ABC.