Repórter São Paulo – SP – Brasil

Preço do milho no Paraná fecha em alta de 12% no fim da safra, impulsionado pelo dólar e escassez do produto

O mercado de milho no Paraná vem apresentando um cenário positivo para os produtores, com um aumento de 12% no preço do grão em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o valor recebido pela saca de 60 quilos alcançou R$ 49,96 na última semana, enquanto no ano passado estava em R$ 44,51.

Essa valorização do milho paranaense vai na contramão da situação observada na Bolsa de Chicago (EUA), onde a commodity teve uma queda de 16% no mesmo período. O analista de milho do Deral, Edmar Gervásio, atribui essa sustentação de preços no mercado interno à valorização do dólar em relação ao real e à menor disponibilidade do produto. No entanto, ele alerta que esse cenário é delicado, já que variações negativas no câmbio podem pressionar os preços para baixo.

Com a colheita da segunda safra de milho já atingindo 92% da área plantada de 2,5 milhões de hectares no Paraná, a expectativa é de uma produção de 12,9 milhões de toneladas. Apesar dos números positivos, a proximidade do início da colheita nos Estados Unidos e a previsão de uma safra normal podem exercer pressão sobre os preços no mercado internacional. Por isso, os produtores paranaenses devem ficar atentos às movimentações do mercado e às perspectivas futuras para tomarem decisões estratégicas em relação à comercialização de sua safra.

Exit mobile version