A taxa de inscrição para os participantes que não foram isentos é de R$ 85, e o boleto pode ser obtido na Página do Participante. O pagamento pode ser feito por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. O prazo para quitar a inscrição vai até 12 de junho, e para pagar por Pix, basta acessar o QR code presente no boleto.
O Enem é a porta de entrada para a educação superior, permitindo que os candidatos concorram a vagas em universidades públicas, particulares, além de possibilitar participação em programas como Sisu, Prouni e Fies. O exame também pode ser uma alternativa para aqueles que desejam estudar no exterior, com convênios que facilitam o acesso às notas para ingressar em instituições portuguesas.
No Rio Grande do Sul, devido às enchentes no estado, os moradores terão um prazo extra de inscrição, além da isenção da taxa garantida. Para os participantes de outros estados, os resultados dos recursos sobre isenção da taxa e justificativas de ausência no Enem 2023 já foram divulgados.
Os estudantes do terceiro ano que participam do programa Pé-de-meia e comparecerem aos dois dias de prova do Enem receberão um incentivo extra de R$ 200, depositados na conta-poupança onde recebem os demais valores do programa.
A abertura dos portões para os dias de prova do Enem será às 12h, com fechamento às 13h (horário de Brasília), e os candidatos poderão começar a responder às 13h30. O primeiro dia de prova terá questões de linguagens, códigos, redação, ciências humanas, com término às 19h. No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza, matemática, com término às 18h30.
A divulgação do gabarito está prevista para 20 de novembro, e o resultado final será publicado em 13 de janeiro de 2025, segundo informações do Ministério da Educação.