O documento estabelece três eixos de atuação. O primeiro, chamado de “ordenamento e desenvolvimento”, prevê diversas ações, como o Programa de Regionalização do Turismo, o Programa de Competitividade no Turismo, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Produtos e Experiências Turísticas, entre outros. Já o segundo eixo, denominado de “formalização, qualificação e certificação”, inclui iniciativas como o Programa de Formalização de Prestadores de Serviços Turísticos, o Programa de Qualificação Profissional e de Inserção Produtiva no Turismo, entre outros. Por fim, no terceiro eixo, de “promoção e apoio à comercialização”, estão previstos o Programa de Incentivo a Viagens: Conheça o Brasil, o Programa de Fomento e Captação de Eventos, o Plano Nacional de Marketing Turístico, e o Plano Internacional de Marketing Turístico.
O objetivo desse plano é impulsionar o turismo no Brasil, tornando o país ainda mais atrativo para visitantes nacionais e estrangeiros. Ao promover a diversidade de destinos e experiências turísticas, o governo pretende alavancar a economia do setor, gerando mais oportunidades de emprego e renda para a população. Com a cooperação entre os diferentes níveis de governo, Estados e municípios poderão trabalhar em conjunto para fortalecer o setor turístico e transformar o Brasil em um destino de destaque na América do Sul.






