Dentre os motivos que levaram a essa decisão, estão o alto custo e a pequena durabilidade desse tipo de pesquisa. Além disso, a nova realidade eleitoral deste ano tem impacto na divulgação dos números, com os institutos deixando de apresentar seus dados logo após o fechamento das urnas, como era tradição.
Com a unificação dos horários de votação no Brasil, a previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que os primeiros números da apuração sejam divulgados a partir das 17h (de Brasília). Essa medida visa agilizar o processo de divulgação dos resultados, permitindo que cidades em fusos horários diferentes se ajustem ao horário da capital federal.
Essa unificação afeta principalmente os estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, assim como 62 municípios do Amazonas, que estão divididos em dois fusos horários. A partir das 17h, após o encerramento da votação, a apuração terá início, com a emissão dos boletins de urna e a divulgação dos resultados, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções.
Diante desse novo contexto eleitoral, os eleitores terão que aguardar um pouco mais para conhecer os números que apontarão os rumos das eleições, sem a familiaridade das pesquisas de boca de urna logo após o encerramento da votação.
