Segundo uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira, o governo de Lula atingiu a pior avaliação após a controvérsia gerada pela comparação. De acordo com o levantamento, 60% dos brasileiros consideraram o paralelo feito pelo presidente como exagerado. A pesquisa mostrou que a percepção de exagero é ainda mais forte entre os evangélicos, chegando a 69%.
Apesar dos resultados desfavoráveis da pesquisa, o ministro Pimenta reforçou que a posição do governo sobre o tema não será alterada. Ele destacou que a manifestação de Lula foi corajosa e necessária, mesmo que tenha gerado controvérsias. O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 27 de fevereiro e apontou que a aprovação do trabalho de Lula caiu três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, enquanto a desaprovação subiu de 43% para 46%.
A pesquisa retrata o pior desempenho do governo desde abril de 2023 e evidencia a divisão de opiniões no país em relação às declarações do presidente. Apesar da queda na aprovação, Pimenta afirmou que o governo mantém sua posição sobre o tema e não será influenciado pelos resultados da pesquisa. Dessa forma, o debate em torno das declarações de Lula continua suscitando discussões e reflexões sobre o papel do Brasil no cenário internacional e as relações diplomáticas com outros países.