A certificação foi realizada em Rio Grande da Serra e contou com instrutores da GCM de Suzano que repassaram aos agentes conhecimentos fundamentais sobre as leis que protegem as mulheres e as medidas disponíveis para garantir a segurança e o amparo das vítimas. Durante o curso, tanto os agentes homens como as agentes mulheres foram capacitados para identificar diferentes tipos de violência que as mulheres podem sofrer, indo além da violência física e incluindo abuso patrimonial, psicológico, moral e sexual.
O objetivo da formação é proporcionar aos agentes as habilidades necessárias para identificar sinais de violência contra a mulher durante atendimentos de ocorrências, garantindo um suporte adequado e sensível às vítimas. A formação visa também ressaltar a importância do papel da Guarda Civil Municipal no apoio e proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa da Patrulha Maria da Penha em Ribeirão Pires, implementada em 2021, reforça o compromisso da cidade em combater a violência de gênero e oferecer suporte às mulheres que enfrentam essas situações. A formação dos agentes é mais um avanço para garantir a eficácia do programa e o amparo adequado às vítimas, demonstrando a capacidade da GCM de atuar de maneira efetiva e comprometida com a proteção das mulheres.






