Localizado a aproximadamente 250 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado há mais de 40 anos e é reconhecido como o maior campo de dunas da América do Sul, ocupando uma área de 155 mil hectares. Com dunas brancas e lagoas cristalinas que se formam durante o período de chuvas, o local é uma verdadeira joia natural que encanta turistas do mundo inteiro.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, comemorou a conquista nas redes sociais e destacou a importância desse reconhecimento para fortalecer o turismo e a preservação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A decisão da Unesco veio após o parque atender aos requisitos exigidos para obter o título de Patrimônio Natural Mundial, incluindo a sua beleza natural, significância geológica e os habitats essenciais para a conservação da biodiversidade.
O Brasil agora conta com oito sítios declarados como Patrimônio Natural Mundial, incluindo o Parque Nacional de Iguaçu, as reservas de Mata Atlântica, a Costa do Descobrimento, as áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal, a Chapada dos Veadeiros, o Parque Nacional das Emas, o arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas. Este reconhecimento internacional dos Lençóis Maranhenses é uma importante conquista para o país e uma forma de valorizar a riqueza natural que possuímos.