A canícula também deixa 56 dos 96 departamentos metropolitanos franceses em alerta, com previsão de termômetros acima de 40°C no sul do país. Como medida para combater o calor, foram instaladas 480 fontes de água nas arenas olímpicas, além da disponibilidade de áreas de sombra e aspersores. O evento deste ano destaca-se pela campanha de redução de lixo, incentivando o uso de garrafinhas e proporcionando acesso gratuito à água em diversos locais de Paris.
O calor levou diversas delegações a instalarem aparelhos de ar condicionado portáteis nos quartos da Vila Olímpica, e o Comitê Olímpico do Brasil até mesmo vedou 130 janelas do prédio que abriga a equipe nacional. A improvisação também é vista no uso massivo de ventiladores portáteis e leques, porém, as instalações olímpicas provisórias em Paris oferecem poucas áreas cobertas, tornando a luta contra o ar quente e abafado ainda mais desafiadora.
Mesmo com a previsão de chuva para a noite e uma queda de temperatura a partir de quarta-feira, os termômetros não devem baixar dos 30 graus. As autoridades continuam monitorando a onda de calor, garantindo que medidas estejam sendo tomadas para garantir o bem-estar e a segurança de todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos em Paris.