Otoni de Paula, líder evangélico de oposição, elogia Lula em evento no Palácio do Planalto em surpreendente encontro político.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva surpreendeu ao receber no Palácio do Planalto, nesta terça-feira, 15, o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), um líder evangélico de oposição que era conhecido por seu apoio fervoroso ao governo de Jair Bolsonaro. Otoni de Paula, que se posiciona no campo da direita, marcou presença na solenidade de sanção do projeto que institui o Dia Nacional da Música Gospel e fez elogios ao presidente da República.

Em um discurso inesperado, Otoni reconheceu a ironia da situação ao se dirigir a Lula, um ex-presidente e figura emblemática do Partido dos Trabalhadores, em um evento que celebrava a música gospel. O deputado destacou a importância da liberdade religiosa no Brasil, lembrando um episódio em que Lula sancionou uma lei nesse sentido em 2003, mesmo sendo alvo de acusações que o acusavam de ser contra a igreja.

O parlamentar também fez questão de ressaltar os benefícios sociais promovidos pelos governos de Lula, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, que, segundo ele, contribuíram para a ascensão de membros das igrejas evangélicas a cargos de maior qualificação profissional. Mesmo não sendo eleitor de Lula, Otoni admitiu que os programas sociais implantados pelo ex-presidente impactaram positivamente a vida dos mais pobres e necessitados, uma realidade muito presente entre os fiéis das igrejas evangélicas.

O tom conciliador de Otoni de Paula, que já havia entrado em conflito com apoiadores de Bolsonaro por apoiar a reeleição do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, demonstra uma abertura ao diálogo e à busca por soluções que possam beneficiar a sociedade como um todo. A presença do deputado evangélico nesse evento simbólico mostra que, apesar das diferenças políticas, é possível encontrar pontos em comum e promover o entendimento entre os diferentes espectros ideológicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo