Sua obra de estreia, “Os Visitantes”, publicada em 1955, recebeu antecipadamente o prêmio da Sociedade Paulista de Escritores, demonstrando desde então sua maestria na escrita com frases rigorosas e personagens vigorosos. Osman Lins cultivou o sonho de se tornar escritor desde a infância, escrevendo seu primeiro poema aos oito anos e conciliando sua paixão com o trabalho no Banco do Brasil em Recife na década de 1940.
Ao longo de sua carreira, Lins produziu diversas obras, incluindo peças de teatro, sendo “Lisbela e o Prisioneiro” uma das mais conhecidas e adaptadas para o cinema. No entanto, foi com o romance “Avalovara”, da década de 1970, que o escritor alcançou reconhecimento internacional, com traduções para várias línguas e sua atuação como professor e pesquisador na área literária.
Infelizmente, sua jornada foi interrompida precocemente em 1978, aos 54 anos, devido a complicações de saúde relacionadas ao câncer, deixando seu último livro, “Uma Cabeça Levada em Triunfo”, inacabado. Osman Lins foi um exemplo de dedicação e paixão pela escrita, sempre buscando a realização literária e expressando a gratidão pelo ofício que lhe proporcionava um profundo sentido de vida. Assim, seu legado perdura como inspiração para as gerações futuras de escritores e amantes da literatura.