Repórter São Paulo – SP – Brasil

Operações da Polícia Civil do RJ combatem incêndios criminosos em parques do estado e identificam suspeitos em diversas regiões.

Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) do Rio de Janeiro estão empenhados em realizar operações para responsabilizar os suspeitos de incêndios criminosos em parques do estado. Nesta segunda-feira (16), os agentes estiveram em diferentes regiões, como Niterói, na capital carioca e na região serrana, em busca de identificar os responsáveis por esses crimes.

De acordo com informações da Polícia Civil, as ações contam com o apoio de delegacias distritais do interior para realizar perícias nos locais afetados, ouvir testemunhas e analisar imagens de câmeras de segurança. Até o momento, aproximadamente 20 pessoas foram identificadas como suspeitas e estão sob investigação. Um adolescente em Petrópolis foi conduzido à delegacia juntamente com seu pai por ser responsável pela destruição de grandes áreas de vegetação no distrito de Pedro do Rio no último domingo (15).

Em uma entrevista exclusiva à Agência Brasil, o chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o biólogo Eduardo Viveiros de Castro, afirmou que os incêndios no parque foram, sem dúvida, causados por ação humana. Ele destacou que as investigações da Polícia Federal e do ICMBio estão em andamento, e ressaltou a prática criminosa de realizar queimadas em áreas proibidas.

A fim de intensificar o combate às queimadas, o governador Cláudio Castro anunciou a criação de um gabinete de crise na última quinta-feira (12). Desde então, cerca de 1.280 incêndios foram combatidos e 40 unidades de conservação foram fechadas para proteger a população. Além disso, foi apresentado um plano de contingência para lidar com a escassez de água, o qual inclui a disponibilização de carros-pipas para regiões afetadas, especialmente escolas, creches e hospitais.

Diante desse cenário preocupante, é crucial que as autoridades continuem atuando de forma eficaz para coibir os incêndios criminosos e proteger o meio ambiente e a população. A conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas e a punição dos responsáveis pelos crimes ambientais são passos fundamentais para garantir um futuro sustentável para o estado do Rio de Janeiro.

Exit mobile version