Repórter São Paulo – SP – Brasil

Operação Escudo: Policiais militares efetuam 136 tiros em 22 mortes de suspeitos na Baixada Santista, SP

A Operação Escudo, que ocorreu na Baixada Santista, resultou na morte de 28 suspeitos, com os policiais militares efetuando um total de 136 tiros. Todos os mortos eram homens com idades entre 14 e 49 anos. A reportagem teve acesso a 24 boletins de ocorrência referentes a 25 das 28 pessoas mortas. A operação foi desencadeada após a morte de um soldado da Rota durante um patrulhamento.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, foram registrados 28 confrontos em que os infratores resistiram à prisão e dispararam contra os policiais, sendo 22 casos em Guarujá e seis em Santos. A gestão de Tarcísio de Freitas afirmou que não houve denúncias de abuso durante a operação e que os laudos do IML foram elaborados com rigor técnico e isenção.

Dos 22 boletins de ocorrência analisados, a quantidade de tiros disparados pelos policiais foi especificada em 22 deles. Em um dos casos, apenas foi afirmado que houve disparos, sem mencionar a quantidade. A ocorrência com o maior número de disparos foi registrada no morro Santa Maria, em Santos, com 37 tiros de fuzil e pistola.

Os policiais relataram que estavam em patrulhamento quando avistaram homens armados, que se esconderam em uma área de mata. Houve perseguição e os suspeitos começaram a atirar do alto de uma colina. Os policiais revidaram. Durante a ação, um dos suspeitos, Vinicius de Souza Silva, morreu. Os PMs afirmaram que ele estava em posse de uma pistola com numeração raspada.

Após a morte de Vinicius, os moradores do morro Santa Maria protestaram contra a ação policial, alegando atraso no atendimento médico. A SSP afirmou que os criminosos iniciaram o confronto, colocando em risco tanto a população quanto os policiais. A maioria das ocorrências registrou entre 2 e 9 disparos.

Outra ocorrência que chamou atenção foi em Morrinhos, Guarujá, onde foram registrados 14 disparos e duas mortes. Os familiares de uma das vítimas afirmaram que ele foi retirado de casa e morto pelos PMs. A esposa do garçom relatou que as filhas viram o marido sendo levado por policiais.

A Operação Escudo resultou na prisão de 976 criminosos, sendo 388 procurados pela Justiça, e na apreensão de 119 armas e 966,5 kg de entorpecentes. Todas as mortes decorrentes de intervenção policial estão sendo investigadas.

A comunidade ficou abalada com as mortes e os protestos contra a violência policial aumentaram. Algumas pessoas relataram ter deixado o Guarujá por medo de perseguição. O caso continua em andamento e aguarda-se mais informações sobre as investigações.

Exit mobile version