Operação da Polícia Federal desmantela rede de coiotes em Goiás ligada à entrada ilegal de brasileiros nos Estados Unidos via México.

Nesta quinta-feira (6), a Polícia Federal deflagrou uma operação contra coiotes, pessoas responsáveis por levar migrantes ilegais para os Estados Unidos pela fronteira com o México. A ação resultou na cumprimento de 12 mandados, sendo nove de busca e apreensão e três de prisão preventiva, em endereços ligados aos investigados nas cidades de Goiânia e Anápolis, em Goiás.

De acordo com as informações da investigação, o grupo coordenou a entrada ilegal de pelo menos 448 brasileiros em território norte-americano, via fronteira com o México. Esses migrantes foram detidos pelas autoridades migratórias dos EUA e deportados para o Brasil. Durante o período de 2018 a 2023, os investigados movimentaram quantias significativas provenientes dos pagamentos feitos pelas pessoas que contratavam os coiotes para entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

Além de Goiás, a organização criminosa também tinha membros em outros estados do Brasil e nos Estados Unidos. Os membros da quadrilha que estavam no país norte-americano eram responsáveis por receber aqueles que conseguiram cruzar as fronteiras ilegalmente. No entanto, muitos migrantes não obtiveram sucesso ao tentar atravessar a fronteira, sendo detidos e deportados para o Brasil.

Durante a operação, batizada de Dark Route, a Polícia Federal contou com o apoio da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília. As autoridades americanas colaboraram com informações que auxiliaram no desmantelamento da quadrilha.

Os investigados poderão responder por crimes como promoção de migração ilegal, lavagem de dinheiro e associação criminosa, podendo enfrentar penas que somadas ultrapassam 18 anos de reclusão. A cooperação entre as autoridades brasileiras e norte-americanas demonstra a importância do combate ao tráfico de pessoas e à entrada ilegal em territórios estrangeiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo