Assim como a Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais, a Omasp, os participantes da Olimpíada de Redação terão a oportunidade de concorrer a medalhas de ouro, prata e bronze, reconhecendo as melhores redações. O objetivo da competição é incentivar e valorizar a produção textual dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento das competências previstas no Currículo Paulista.
A competição terá apenas uma etapa, na qual os estudantes terão que elaborar suas redações utilizando a ferramenta de apoio à aprendizagem Redação Paulista. Para a seleção dos melhores textos, os alunos e professores contarão com o auxílio de inteligência artificial na revisão dos textos, antes de uma banca de professores avaliar e determinar os 125 mil vencedores das medalhas.
Em caso de empate nas notas finais, o critério de desempate será o desempenho de cada estudante na última edição da avaliação bimestral da rede, a Prova Paulista. Isso reforça a importância do desempenho dos estudantes ao longo do ano letivo, além de incentivar a participação e dedicação dos alunos na competição de redação.
A Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais é mais uma iniciativa da Seduc-SP que busca estimular o desenvolvimento acadêmico e cognitivo dos estudantes, destacando a importância da escrita e da expressão de ideias por meio da produção textual. A competição promete ser mais um estímulo para que os alunos aprimorem suas habilidades de comunicação e argumentação.