A comerciante Caroline Teixeira de Castro, moradora da rua, estava incomodada com a presença de lixo acumulado na porta de sua casa, além da presença constante de ratos e baratas. A situação chegou a fazê-la pensar em mudar de residência. No entanto, graças à intervenção do Semasa, aliada à participação dos moradores e artistas da Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas (ARCA), a rua passou por uma grande transformação.
A área que anteriormente era utilizada de forma inadequada para o descarte de resíduos domiciliares foi completamente revitalizada. Grafites, vasos e pneus com plantas foram utilizados para embelezar o local, que agora conta com um jardim e se tornou um ponto limpo e agradável. A ação contou ainda com o apoio do Departamento de Engenharia de Tráfego da Prefeitura de Santo André.
Caroline Teixeira comemorou a transformação e pediu para que os moradores colaborem com a manutenção da limpeza. Ela ressaltou a importância das ações realizadas e afirmou que a rua ficou maravilhosa.
Parte dos materiais utilizados na revitalização foi doada pelos próprios moradores, que forneceram vasos e pneus. O Semasa ainda orientou os moradores a não depositarem mais resíduos no local, deixando-os em frente às suas residências para que sejam coletados pelos caminhões da autarquia.
A gerente dos serviços de coleta do Semasa, Flavia Gomes Donon, explicou que a coleta agora também passará por todas as vielas da região, com o objetivo de evitar o acúmulo irregular de resíduos. Além disso, a partir das 7 horas, o caminhão de coleta passará pelo Parque Capuava.
Durante a ação do programa Ponto Limpo, as crianças da região puderam participar de diversas brincadeiras populares, cantaram, dançaram e comemoraram com pipoca. Elas também deixaram suas marcas nas intervenções culturais, batizando algumas plantas com seus nomes e assumindo o compromisso de cuidar delas.
Os moradores que precisarem descartar resíduos volumosos, como entulho, madeira, móveis e eletroeletrônicos, devem levá-los até a Estação de Coleta Sorocaba, localizada na Avenida Sorocaba, 1001, no Parque João Ramalho.
Vale ressaltar que o descarte irregular de resíduos é crime ambiental e pode acarretar multas e outras medidas legais. A população pode denunciar casos de descarte irregular ao Semasa de forma sigilosa, por meio do WhatsApp comercial 4433-9011, das redes sociais da autarquia (@semasasantoandre) ou do site www.semasa.sp.gov.br.