Ex-ministro do Meio Ambiente será ouvido pela CPI das ONGs
Na manhã desta terça-feira (15), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs irá ouvir o ex-ministro do Meio Ambiente, deputado Ricardo Salles (PL-SP), a partir das 11h. O requerimento para o depoimento foi feito pelo relator Marcio Bittar (União-AC), que acredita que o ex-ministro pode esclarecer importantes questões sobre a atuação das organizações não governamentais (ONGs) e organizações da sociedade civil (Oscips) de interesse público na região amazônica, devido à sua experiência no governo de Jair Bolsonaro.
Requerimentos em pauta
Antes do depoimento, a CPI irá votar alguns requerimentos, um deles é a solicitação de diligência externa na Reserva Extrativista Chico Mendes, com o objetivo de ouvir lideranças locais sobre as atividades das ONGs e Oscips na região. De acordo com o relator, essa reserva foi criada com a intenção de ser uma solução para o desenvolvimento do Estado, permitindo a utilização dos recursos naturais da floresta sem a necessidade de desmatamento, porém, ele afirma que essa não é a realidade atual.
Também está prevista uma diligência em Rio Branco, com a finalidade de ouvir lideranças locais sobre a interferência das ONGs e Oscips em uma obra da BR-364.
Além disso, a CPI requisitou informações complementares dos ministros Mauro Vieira das Relações Exteriores e Marina Silva do Meio Ambiente, a respeito da relação dessas pastas com as ONGs e Oscips que atuam na região amazônica.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)