Durante o discurso, Paiva ressaltou a importância dos militares como “fiéis depositários da confiança dos brasileiros”. Ele afirmou que essa confiança só foi conquistada devido à dedicação extrema ao cumprimento da missão constitucional e ao absoluto respeito pelos princípios éticos. O comandante também mencionou a importância de se manterem fiéis aos valores morais.
O general fez questão de enfatizar que qualquer tipo de desvio de conduta é repudiado e corrigido pela instituição, seguindo o exemplo de Caxias, considerado o forjador do caráter militar brasileiro. Paiva citou a maneira como Caxias encarava as contendas internas, buscando sempre a reconciliação e o perdão aos irmãos brasileiros vencidos.
Paiva também destacou os “novos desafios” que o Exército enfrenta atualmente e ressaltou a importância de os soldados atuarem de forma “intransigente” em defesa da legalidade, da democracia e da pátria. Ele ressaltou ainda o orgulho que a instituição tem de participar, ao lado da Marinha e da Força Aérea, da responsabilidade de defender o país.
A cerimônia do Dia do Soldado contou com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, além de outras autoridades, como o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, além de parlamentares.
As palavras do comandante do Exército demonstram a importância dada à conduta e aos valores éticos e morais dentro da instituição. A ênfase no repúdio e correção de eventuais desvios de conduta reforça o compromisso do Exército em manter-se fiel à sua missão constitucional e à confiança depositada pelos brasileiros.