O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), definiu as datas de aplicação do Enem 2024 para os dias 3 e 10 de novembro. Essas datas já estão no radar dos estudantes que se preparam para o exame e buscam uma vaga no ensino superior.
Entre os inscritos para o Enem deste ano, a maioria já concluiu o ensino médio (1,8 milhão), enquanto 1,6 milhão são concluintes dessa etapa de ensino. O Inep destaca que esses dados são baseados nas autodeclarações dos participantes no momento da inscrição, e os percentuais foram estimados com base no Censo Escolar 2023.
Além dos estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio, 19,4% das inscrições são de alunos do primeiro ou segundo ano do ensino médio, e 0,6% são de pessoas que não completaram essa etapa, mas decidiram fazer o Enem como treineiros para testar seus conhecimentos.
São Paulo aparece como o estado com o maior número de inscrições, totalizando 645.849 participantes. Em seguida, estão Minas Gerais, com 393.007 inscritos, e a Bahia, com 376.352. A distribuição das salas de prova do Enem 2024 contemplará 140 mil salas em cerca de 10 mil locais de aplicação, presentes em 1.753 municípios de todo o país.
Com esses números e preparativos iniciais, a expectativa é que o Enem 2024 seja mais uma oportunidade para os estudantes mostrarem seus conhecimentos e buscarem o ingresso no ensino superior. O desafio está lançado, e agora é hora de se dedicar aos estudos e se preparar da melhor forma possível para o exame.