Mutirão do Programa Lentes do Saber oferece exames oftalmológicos e óculos gratuitos para estudantes da rede municipal de Diadema.

No próximo sábado (04/05), mais de 400 estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Diadema participarão do 1º Mutirão do Programa Lentes do Saber, que tem como objetivo realizar exames oftalmológicos e disponibilizar óculos gratuitamente para aqueles que necessitam. Ao longo do ano letivo, 600 estudantes da EJA passaram por triagem em sala de aula, sendo que 413 deles foram identificados com prejuízo na saúde ocular.

Após a avaliação médica, os estudantes que precisarem de óculos poderão escolher a armação e, após a confecção das lentes, receberão o item gratuitamente. Aqueles que apresentarem outros problemas oculares serão encaminhados para subespecialidades da oftalmologia, como tratamento de retina, estrabismo, glaucoma, catarata, entre outros.

Além dos exames oftalmológicos, os participantes do mutirão também serão convidados a realizar uma avaliação de saúde bucal, que marca o início da Campanha de Rastreamento de Câncer de Boca na cidade. Profissionais de saúde bucal estarão presentes para identificar possíveis lesões malignas ou câncer em estágios iniciais, encaminhando os casos suspeitos para tratamento especializado.

A ação não se limita apenas aos estudantes da EJA, pois a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoverá outras atividades para todos os públicos, como a imunização e atualização de vacinas com o Carro da Vacina. Além disso, as equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e Atenção Básica estarão presentes para conscientizar sobre os cuidados contra o mosquito da dengue Aedes aegypti.

Com a realização da primeira etapa do Programa Lentes do Saber entre outubro de 2022 e outubro de 2023, mais de 720 óculos já foram entregues a estudantes com comprometimento visual. O mutirão deste sábado será realizado no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde Engenheiro Osvaldo Misso, das 8h30 às 17h. Uma oportunidade importante para a promoção da saúde ocular e bucal dos moradores de Diadema.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo