Com um total de R$ 540 mil em prêmios, divididos em 18 premiações de R$ 30 mil cada, o edital busca beneficiar comunidades, associações, grupos e empreendedores individuais indígenas que estejam ativos no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). As inscrições estarão abertas até o dia 26 de setembro e podem ser realizadas eletronicamente ou via correio, conforme as orientações presentes no edital.
A seleção dos projetos será feita por uma Comissão de Seleção composta por servidores da Funai com experiência na área cultural e conhecimento dos temas abordados pelo edital. Os projetos vencedores terão seus materiais audiovisuais cedidos ao museu para divulgação e acervo.
Além de incentivar a preservação da cultura indígena, o Prêmio Cunhambebe Tupinambá busca promover o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades indígenas e a transmissão dos conhecimentos tradicionais. Com categorias que abrangem desde rituais até arte contemporânea indígena, a premiação reconhece e valoriza as ações culturais desenvolvidas pelas comunidades.
Nesta primeira edição, o prêmio presta homenagem à liderança indígena Cunhambebe Tupinambá, que liderou a resistência contra a colonização portuguesa no século 16. A intenção do museu é realizar a premiação anualmente em agosto, homenageando uma figura indígena a cada edição. A iniciativa visa fortalecer e preservar a identidade cultural dos povos indígenas em todo o território nacional.