Mostra gratuita Faróis do Cinema destaca cineastas mulheres na Caixa Cultural Rio de Janeiro a partir de hoje

A partir desta terça-feira (27), a Caixa Cultural Rio de Janeiro Unidade Passeio está sediando a quarta edição da mostra gratuita Faróis do Cinema, dedicada exclusivamente a cineastas do sexo feminino. O evento permanecerá aberto até 8 de setembro, de terça-feira a domingo, a partir das 13h, com distribuição de senhas 30 minutos antes do início das sessões e das atividades extras. A programação completa pode ser acessada no site da Caixa Cultural.

A curadora da mostra, Mariana Bezerra Cavalcanti, informou à Agência Brasil que serão exibidos 12 longas-metragens dirigidos por diretoras brasileiras de diversas gerações, além de 11 longas e quatro curtas indicados por elas como seus “faróis”, ou seja, filmes que influenciaram suas carreiras ou serviram de inspiração.

Segundo Mariana, esta edição da mostra tem um foco maior nos filmes faróis do que nas obras das diretoras em si. Ela ressaltou a importância de reunir um número significativo de diretoras de cinema atualmente, destacando o aumento da participação das mulheres no cinema nacional.

Entre os filmes faróis citados por algumas cineastas brasileiras estão clássicos do cinema estrangeiro, como “Hiroshima Meu Amor” e “Viver a vida”, além de obras nacionais como “Deus e o diabo na terra do sol” e “A hora da estrela”.

A mostra Faróis do Cinema foi inspirada no blog homônimo do crítico de cinema Carlos Alberto Mattos, e sua primeira edição aconteceu em 2010. A abertura da edição de 2024 contou com a pré-estreia do filme “Fernanda Young, foge-me ao controle”, seguido pela exibição do filme “Cabra marcado para morrer”, de Eduardo Coutinho.

Além das exibições, a mostra oferece bate-papos com cineastas convidadas, oficinas de produção de cinema e a história da mostra contada pelos curadores. A participação do público é gratuita, bastando retirar os ingressos antecipadamente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo