O tema deste ano do Monobloco foi “Toca Esse Tambor”, em homenagem a uma música feita por Jorge Aragão para o bloco. O cantor e sambista também foi lembrado no repertório do bloco, que trouxe várias de suas músicas para o Carnaval de 2024.
A bateria do megabloco é composta por cerca de 300 integrantes que participam das oficinas de percussão ao longo do ano, e contou com a participação da cantora Thais Macedo, rainha de bateria do grupo. Entre as músicas que fizeram parte do repertório estão “Taj Mahal”, “Fio Maravilha”, “Saideira”, “Toda Forma de Amor” e o clássico enredo do Salgueiro de 1993, “Peguei um Ita no Norte”.
Além da bateria e dos músicos, o Monobloco trouxe em seu desfile uma apresentação de artistas acrobatas, que se divertiram entre acrobacias, passos de funk e movimentos de capoeira. O encerramento oficial do Carnaval, feito pelo Monobloco, também contou com a presença de integrantes do tradicional Cacique de Ramos, que desfilou no início do feriado.
Durante o desfile, os momentos de sol foram alternados com outros mais nublados, e até algumas gotas de chuva chegaram a cair, para refresco do público. Equipes da prefeitura do Rio também usaram mangueiras para jogar água na multidão, assim como algumas marcas patrocinadoras do carnaval, que borrifaram água no público para aliviar o calor.
Uma das principais tendências do Carnaval, as fantasias também marcaram presença no desfile do Monobloco, com destaque para o tapa-mamilo, adereço que proporciona maior liberdade e conforto aos foliões. O estudante Ian Gabriel Bezerra da Silva, por exemplo, utilizou o acessório em sua fantasia improvisada como forma de expressar quem ele é e a sua liberdade.
A despedida do Carnaval é também um momento de pensar na fantasia do ano seguinte, como ressaltou a bronzeadora Ivyan Marley, que já está planejando a fantasia do próximo ano.
O desfile do Monobloco encerrou o Carnaval do Rio de Janeiro com muita animação, música e alegria, marcando o final de mais um feriado de folia e diversão.