Ministro dos Direitos Humanos recebe Consórcio ABC para discutir investimentos em projetos sociais e de inclusão no Brasil.

O Consórcio Intermunicipal ABC teve uma importante reunião em Brasília nesta quarta-feira (26/06) com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. O objetivo do encontro foi discutir projetos voltados para pessoas em situação de rua e com deficiência. A reunião contou com a presença do secretário-executivo da entidade, Aroaldo da Silva, representando o órgão regional.

Um dos principais assuntos tratados foi o programa Plano Ruas Visíveis, uma iniciativa do Governo Federal que engloba ações em sete frentes: Assistência Social e Segurança Alimentar; Saúde; Violência Institucional; Cidadania, Educação e Cultura; Habitação; Trabalho e Renda; e Produção e Gestão de Dados. Essas medidas visam melhorar a qualidade de vida e a inclusão social desses grupos.

Outro ponto abordado durante a reunião foi a possível implementação em todo o país do Novo Plano Viver Sem Limites. Este projeto tem como objetivo principal garantir mais dignidade às pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades. O plano, que teve sua primeira versão lançada em 2011, prevê investimentos significativos para promover os direitos e a inclusão dessa parcela da população.

Na primeira fase do Novo Viver Sem Limites, está previsto um investimento de R$ 6,5 bilhões, que será executado por diversos ministérios. Dentre as metas alcançadas na versão anterior do projeto, destacam-se a ampliação de salas de recursos multifuncionais nas escolas públicas, a aquisição de ônibus acessíveis, medidas de desoneração do IPI para veículos de pessoas com deficiência, e a implementação de protocolos médicos no SUS.

Essa reunião reforça o compromisso do Consórcio Intermunicipal ABC em buscar soluções e políticas públicas que promovam a inclusão e o bem-estar de grupos vulneráveis da sociedade. A parceria com o Governo Federal e a busca por investimentos significativos demonstram a importância dada a essas questões pelos órgãos públicos e pela sociedade em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo