Vale ressaltar que Mendonça não é conhecido por ser ativo nas redes sociais, sendo que sua última publicação no X havia sido feita em abril de 2021, antes mesmo de assumir sua posição no Supremo. No entanto, seu perfil conta com impressionantes 479 mil seguidores.
A participação do ministro na viagem a Israel foi fruto de um convite feito pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) e pela StandWithUs Brasil, que organizaram a visita de magistrados ao país. A intenção era proporcionar aos participantes uma visão da situação vivida por Israel, que está em conflito com o Hamas desde outubro do ano passado. Ressalta-se que a viagem foi custeada integralmente por ambas as entidades.
Chama a atenção o fato de que Mendonça foi o único ministro do STF a realizar tal viagem, que teve início na segunda-feira, 22. Sua presença em Israel sinaliza seu interesse em compreender de perto o cenário no Oriente Médio e se inteirar das complexidades do conflito entre Israel e o Hamas.
Essa atitude do ministro, que demonstra sua tomada de posição em relação ao conflito, certamente irá gerar repercussões e debates tanto no Brasil quanto em Israel. Sua atuação pública durante essa viagem pode proporcionar maior visibilidade para as questões enfrentadas por Israel e pelas vítimas dos ataques do Hamas, contribuindo para o debate sobre a situação no Oriente Médio.






