Haddad ressaltou que a Petrobras desempenha um papel estratégico no desenvolvimento nacional, sendo fundamental tanto para o país quanto para seus acionistas. Ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro enfatizou as oportunidades decorrentes da mudança climática para o Brasil. Ele destacou a importância de se pensar nesse desafio a partir do potencial competitivo do país, tornando-se um exemplo de transição para outras nações.
Durante seu discurso, Haddad também fez menção ao ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, elogiando o trabalho realizado por ele. O ministro mencionou a nova lei de transações como um instrumento que possibilita acordos benéficos para o desenvolvimento da empresa e do país. Ele citou o acordo com o Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) como um exemplo bem-sucedido, que reduziu significativamente a dívida tributária da estatal.
Haddad encerrou seu discurso ressaltando que a Petrobras deu um grande exemplo de cooperação entre o Estado e uma empresa de grande importância. Suas palavras destacaram a importância da parceria e da busca por soluções que beneficiem tanto a empresa quanto o país como um todo. Essa semana marcou um marco importante nesse sentido, demonstrando que é possível alcançar resultados positivos por meio do diálogo e da colaboração mútua.