Segundo o porta-voz do governo, Guerra, os técnicos estão trabalhando incessantemente para resolver o problema, no entanto, ainda não foi fornecido um cronograma claro de quando a energia será totalmente restaurada na região. A maior usina de energia de Cuba, Antonio Guiteras, voltou a funcionar no domingo e começaria a contribuir para a restauração do serviço ao longo do dia, de acordo com informações divulgadas pelo canal de notícias digital estatal CubaDebate.
Essa crise de energia se tornou ainda mais grave devido a uma terceira falha na rede elétrica que ocorreu no sábado, representando um grande retrocesso nos esforços do governo para restabelecer rapidamente o serviço para os moradores exaustos. Além disso, a situação pode se complicar ainda mais com a chegada iminente do furacão Oscar ao nordeste de Cuba, ameaçando comprometer os planos de recuperação energética.
A rede elétrica nacional do país sofreu sua primeira queda por volta do meio-dia de sexta-feira, quando a maior usina de energia da ilha desligou, causando um verdadeiro caos. A situação se repetiu na manhã de sábado, informou a mídia estatal, deixando os cubanos ainda mais vulneráveis nesta situação de crise generalizada.
