Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), os termômetros podem registrar as temperaturas mais baixas dos últimos dois anos. Diante desse cenário, o abrigo na estação terá capacidade para atender até 100 pessoas por noite, a partir de sexta-feira (9) até a próxima terça-feira (13), quando as mínimas devem chegar a 6ºC na Região Metropolitana.
A Defesa Civil também está mobilizada para garantir o bem-estar dos abrigados, incluindo a proteção de seus pets. Além disso, serão oferecidos colchões, cobertores, refeições gratuitas e banheiros químicos, proporcionando um mínimo de conforto em meio às baixas temperaturas.
Localizada na Rua da Figueira, na região da Sé, no Centro de São Paulo, a estação Dom Pedro II funcionará como um refúgio das 19h às 8h do dia seguinte. A Defesa Civil faz um alerta sobre os riscos do frio, especialmente para pessoas em situação de rua, crianças e idosos, devido à baixa umidade do ar que pode aumentar o risco de doenças respiratórias.
A população em geral também é orientada a se agasalhar adequadamente, evitar lugares fechados e com aglomerações, e manter a higiene das mãos para evitar o contágio de doenças. A solidariedade e a união de esforços são essenciais para garantir o conforto e a segurança de todos durante esse período de frio intenso.