Com uma performance impressionante, Gabriel Medina mostrou que está de volta à sua melhor forma ao vencer a competição e assegurar a sua vaga para a Olimpíada. O surfista brasileiro estava correndo risco de ficar fora dos Jogos, porém, aproveitou a oportunidade extra concedida ao vencedor do ISA Games para manter vivo o seu sonho de conquistar uma medalha de ouro em Paris.
Além de Medina, o Brasil já possui outros quatro surfistas garantidos nos Jogos Olímpicos de 2024: Filipe Toledo, João Chianca, Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel na parte feminina. Contudo, não foi uma jornada tranquila para os brasileiros em Porto Rico, com Filipe Toledo e Yago Dora sendo eliminados da competição.
A grande expectativa estava em cima de Gabriel Medina, que fez valer a pena ao garantir uma nota 9,00 logo no início da final, com um impressionante aéreo. Mesmo com notas baixas ao longo da disputa, Medina conseguiu a virada nos minutos finais ao acertar uma série de manobras e conquistar uma nota 7,40, assegurando assim o título.
Para garantir a sua vaga nos Jogos Olímpicos, era necessário que os franceses não ficassem com o vice-campeonato, e Medina teve sorte nesse sentido, já que Ramzi Boukhiam, adversário direto, acabou ficando em segundo lugar. Com isso, Gabriel Medina está confirmado para representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris-2024, em busca de mais um feito na sua carreira no surfe.