Segundo as autoridades de saúde, a vacinação é a principal medida de prevenção e controle da Febre Amarela. Recomenda-se que as crianças recebam a primeira dose aos nove meses, a segunda dose aos quatro anos e, a partir dos cinco anos, uma dose única. Caso a criança tenha tomado apenas uma dose até completar cinco anos, será necessário receber uma dose adicional.
Até abril de 2024, a cobertura vacinal contra a Febre Amarela em crianças com menos de um ano atingiu 83,4% em Mauá, totalizando 1223 imunizações na cidade. Além disso, os viajantes que forem para áreas com registros da doença devem se prevenir tomando a dose única com 10 dias de antecedência. Para viajantes internacionais expostos ao risco da Febre Amarela em seus destinos, ou para aqueles que precisam do Certificado Internacional de Vacinação, é necessário tomar a dose plena, caso tenham recebido a dose fracionada anteriormente.
O município também está realizando a busca ativa de indivíduos que ainda não se vacinaram, por meio da intensificação do protocolo de verificação da situação vacinal das crianças, adolescentes e adultos. Essa ação pode ocorrer em visitas domiciliares, consultas nos serviços de saúde ou na comunidade.
É fundamental que a população esteja atenta e se vacine para ajudar a prevenir a disseminação da Febre Amarela, uma doença grave transmitida por mosquitos infectados. Portanto, a recomendação é clara: vacine-se e proteja-se.